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Alimentos termogênicos aceleram o metabolismo e a queima de gordura no organismo

Café, chá verde guaraná e fibras são os principais alimentos


Thaisa Figueiredo
Agito Brasil


Dificilmente, você vai encontrar alguma pessoa que esteja de dieta e que não tenha se aproveitado das propriedades dos alimentos termogênicos. Mas afinal, o que são esses alimentos e que funções eles desempenham no organismo humano?

Segundo o médico Roberto Franco do Amaral Neto, especialista em medicina laboratorial, alimentos termogênicos são aqueles que elevam a temperatura do organismo, aumentando o metabolismo ou gasto energético e proporcionando queima de gordura. “Alguns agem de forma diferente. Por dificultarem a digestão, fazem com que o organismo trabalhe mais para processá-los e, consequentemente, há consumo de calorias e queima de gordura”, afirma o médico.

O café, o chá verde, o guaraná e as fibras são considerados os principais alimentos termogênicos. Também são considerados termogênicos a pimenta malagueta, a pimenta de caiena, o pimentão, o gengibre, a raiz forte e o alho, mas precisam ser ingeridos em quantidades tão elevadas para obter resultados que tornam as porções inviáveis.

Dietas de emagrecimento

De acordo com o especialista, os alimentos termogênicos podem ajudar nas dietas de emagrecimento, mas de forma discreta. “A maior eficácia dos termogênicos está ligada às dietas que visam a perda de gordura. Mais do que ingerir altas quantidade de café ou guaraná em pó, temos que visar a prática regular de atividades físicas (pelo menos 4 vezes na semana), a reeducação alimentar com refeições a cada 3 horas e a redução de alimentos não integrais, doces e gorduras saturadas. Além disso, é fundamental uma boa noite de sono”, afirma.

Pessoas com hipertensão, arritmias cardíacas e hipertireoidismo devem ter mais cuidado ao ingerir alimentos termogênicos. “A mensagem que deve ser guardada é que tudo em excesso faz mal, até água mineral”, diz o médico.

Melhor forma

Para melhor aproveitar as propriedades desses alimentos no organismo, o especialista dá dicas importantes para equilibrar a dieta. “Evite utilizar os termogênicos no período noturno, com exceção das fibras, para que as substâncias não atrapalhem o sono. A cafeína, o guaraná e o chá verde utilizados pela manhã e após o almoço acabam sendo grandes aliados. O efeito após o almoço é mais expressivo porque é quando o nosso organismo passa a trabalhar em função da digestão e o nosso raciocínio fica mais lento. Já as fibras presentes no pão e no arroz integral, assim como as verduras e as frutas, podem e devem ser consumidas em todas as refeições”.

Consumo diário

Os alimentos a base de cafeína devem ser consumidos preferencialmente até as 18h para não influenciar o sono. A quantidade máxima de cafeína recomendada gira em torno de 300mg por dia. “Por exemplo: em duas xícaras de café expresso temos de 250 a 330 mg; no caso do café coado, as mesmas duas xícaras possuem de 40 a 180 mg de caféina; o café solúvel de 30 a 120 mg. Já uma xícara de chá verde contém de 20 a 50 mg de cafeína”, explica o médico.

O guaraná em pó pode ser consumido em cápsulas ou em pó solúvel, nunca ultrapassando a dose recomendada pelo fabricante e sempre seguindo orientações médicas.

No caso das fibras, o consumo pode ser feito em todas as refeições, se possível acompanhadas de água para a obtenção de um melhor efeito.

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Guaraná: A guaranina presente no guaraná é muito parecida com a cafeína, tendo efeitos similares ao café. Entretanto, os refrigerantes a base de guaraná têm quantidades muito pequenas desta substância e possuem grandes quantidades de açúcar.

Guaraná: A guaranina presente no guaraná é muito parecida com a cafeína, tendo efeitos similares ao café. Entretanto, os refrigerantes a base de guaraná têm quantidades muito pequenas desta substância e possuem grandes quantidades de açúcar.

Fibras: Dificultam a digestão, aumentam o bolo fecal e os movimentos intestinais, fazendo o organismo gastar mais energia. Atrapalham a absorção de glicose (açúcar) pelo sangue, diminuindo o índice de transformação do açúcar em gordura acumulada no corpo.

Fibras: Dificultam a digestão, aumentam o bolo fecal e os movimentos intestinais, fazendo o organismo gastar mais energia. Atrapalham a absorção de glicose (açúcar) pelo sangue, diminuindo o índice de transformação do açúcar em gordura acumulada no corpo.

Chá verde: As folhas da Camellia sinensis são processadas com pouca fermentação. A baixa oxidação preserva altos níveis de cafeína. Além da cafeína, a bebida possui catequinas, antioxidantes antiinflamatórios, que protegem contra alguns tipos de câncer.

Chá verde: As folhas da Camellia sinensis são processadas com pouca fermentação. A baixa oxidação preserva altos níveis de cafeína. Além da cafeína, a bebida possui catequinas, antioxidantes antiinflamatórios, que protegem contra alguns tipos de câncer.

Café: A bebida estimulante auxilia na queima de calorias e estimula a liberação de adrenalina. Assim, há um aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial, elevação da temperatura corpórea, aceleração do metabolismo e da queima de gordura.

Café: A bebida estimulante auxilia na queima de calorias e estimula a liberação de adrenalina. Assim, há um aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial, elevação da temperatura corpórea, aceleração do metabolismo e da queima de gordura.

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