block

O Agito Brasil está presente em 32 cidades no Brasil. Confira!

Dia D da vacinação contra o sarampo será neste sábado, dia 15 - Agito São Pedro

Login
Entrar com sua conta no Agito
  1.  
  2.  
ou recuperar senha

Por que logar? Logado você pode participar de promoções, fazer comentários, compartilhar, recomendar, participar do Agito Live e muito mais.

Não é cadastrado? Cadastre-se!

Login

Para vincular sua conta da rede social você precisar ter o cadastro no Agito!

Mostrar a minha foto do perfil da rede social?
  1. Receber boletins me informando sobre os principais eventos da região.

Dia D da vacinação contra o sarampo será neste sábado, dia 15

Crianças e jovens de 5 a 19 anos devem ser imunizados na primeira etapa

12 de Fevereiro de 2020


Sábado, dia 15, será o “Dia D” de mobilização nacional da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, ação conjunta do Ministério da Saúde e Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. Desta vez, o público alvo é formado pela faixa etária de 5 a 19 anos na primeira etapa e 30 a 59 anos na segunda etapa. O objetivo é interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no país.

Na primeira etapa, iniciada no dia 10 de fevereiro e que segue até dia 13 de março, o público alvo é a faixa etária de 5 a 19 anos. 

A segunda etapa, marcada para 3 a 31 de agosto, a faixa etária de 30 a 59 anos é a meta. Nesta etapa, o “Dia D” de mobilização nacional será 22 de agosto.

No dia 15 de fevereiro, a vacinação será realizada em São Pedro na Umis e UBS São Dimas das 8h às 17h e na UBS Bela São Pedro das 8h às 16h.

De segunda a sexta-feira, a vacinação, no período da campanha, acontece na Umis e nas UBSs São Dimas, Bela São Pedro, Dorothéa e Alpes das Águas das 7h30 às 12h e das 13h às 15h30.

Em 2019, a campanha teve como público alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos e adultos jovens de 20 a 29 anos.

O objetivo é atender pessoas não vacinadas ou com esquema de vacinação incompleta para o sarampo, sempre de acordo com as indicações do calendário nacional de vacinação.

DOENÇA GRAVE - O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que causa febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele. O sarampo pode ser acompanhado de complicações sérias, principalmente em crianças menores de cinco anos, adultos maiores de 20 anos ou pessoas com algum grau de imunodepressão.

A transmissão é direta de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar e que permanecem dispersas no ar, principalmente em ambientes fechados como, por exemplo, escolas, creches, clínicas, meios de transporte. As pessoas infectadas são geralmente contagiosas cerca de 5 dias antes do aparecimento da erupção cutânea até 5 dias depois.

O primeiro sinal do sarampo é a febre alta que dura de quatro a sete dias, acompanhada de coriza, tosse, olhos avermelhados. Após alguns dias surgem manchas avermelhadas na pele, com início na face e atrás do pescoço, progredindo em direção aos membros inferiores, duração de aproximadamente três dias, e desaparece na mesma ordem de aparecimento.

A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba. No calendário de vacinação de rotina, a primeira dose deve ser administrada a toda criança de um ano de idade e uma segunda dose a crianças de 15 meses. 

No caso de dúvidas em relação à doença, a unidade de saúde deve ser procurada.

Comentários
 Não Existem Mensagens

Deixe um Comentário

Para enviar uma mensagem, você precisa estar cadastrado

Faça o . Ainda não é membro? Cadastre-se

As mensagens serão liberadas em alguns instantes, após revisão de nossos editores.